SJ administração de imóveis

Bairro Messejana

Sobre o bairro Messejana

História de Messejana

Messejana, bairro onde nasceu o escritor José de Alencar, tem uma importância histórica tanto para Fortaleza como para a literatura brasileira. O bairro tem grande protagonismo no livro “Iracema”, uma vez que foi nas águas de sua lagoa que a índia de lábios de mel lamentou a partida de seu amado e a saudade da terra natal. Em 2004 foi inaugurado na lagoa de Messejana um monumento em homenagem à Iracema: uma estátua da índia com 12 metros de altura e pesando mais de 16 toneladas. A estátua é um dos pontos turísticos da cidade de Fortaleza e foi tombada como patrimônio cultural. A casa onde o escritor José de Alencar viveu também foi tombada pelo Patrimônio Histórico e hoje é uma instituição cultural que abriga um complexo de ensino artístico, gastronomia e lazer

Mas a história da antiga aldeia de Paupina começa ainda no século XVII, quase duzentos anos antes do nascimento de José de Alencar. A região era habitada por índios potiguaras quando os jesuítas da Companhia de Jesus chegaram e iniciaram a urbanização da área. A base da atual igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi edificada no local da primeira capela do bairro, construída pelos jesuítas. Os membros da Companhia de Jesus, entretanto, foram expulsos do local e a Paupina deu lugar à Vila Nova de Messejana da América. Nessa altura o bairro viveu um período de grande progresso e teve uma importante função econômica no Ceará, uma vez que serviu de via de seu escoamento de algodão e gado na época da carne de sol e charque.


Messejana atualmente

Esses são brevíssimos destaques da rica história de um dos bairros mais antigos de Fortaleza, onde em quase cada esquina há um detalhe que remete a fatos que ocorreram há centenas de anos. Mas Messejana não vive apenas do passado. Para além da lagoa, ponto de convívio por excelência entre gerações e que conta muitas vezes com atividades lúdicas e educativas, o bairro possui um diversificado leque de opções gastronômicas e culturais. O Centro das Tapioqueiras e Artesanato de Messejana (Cetarme), inaugurado em 2002, é parada obrigatória para os fãs do prato típico cearense e é destaque entre os pontos turísticos de Fortaleza. Com dezenas de estabelecimentos é possível provar a iguaria com as mais exóticas combinações, como camarão, banana e leite condensado. Outro símbolo do bairro é a tradicional feira, realizada aos domingos, há mais de 300 anos, no entorno da igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.


Alugar imóvel em Messejana

Bairro de classe média, Messejana está repleto de casas e apartamentos residenciais. As ruas são amplas e tranquilas, mas não se deixe enganar: o bairro tem um vibrante setor de comércio e serviços, atendendo ainda os bairros circunvizinhos. A região concentra ainda duas unidades importantes da saúde pública do estado: o Hospital de Messejana, referência nacional em cirurgias e transplantes do coração; e o Hospital de Saúde Mental, única emergência psiquiátrica no Ceará. Venha morar neste bairro cheio de história e opções de lazer e saúde: visite a SJ e veja nossas opções de apartamentos residenciais para alugar. São dezenas de opções na Messejana, com ótima localização, próximo de restaurantes, escolas e supermercados.

O que há pelo bairro Messejana