SJ administração de imóveis

Bairro Montese

Sobre o bairro Montese

História do Montese

Em 2016 o bairro Montese completou 70 anos de fundação. A região chamava-se Pirocaia, que significa “casa dos peles queimadas”, e era famosa por suas águas cristalinas. A origem do nome atual é curiosa. Durante a Segunda Guerra Mundial parte dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) estavam na Itália combatendo as Potências do Eixo. O cearense Raimundo Nonato Ximenes estava se preparando para viajar para a Europa e lutar com os seus colegas quando recebeu a notícia de que a FEB tinha saído vitoriosa na Batalha do Montese e, sendo assim, não precisava mais viajar. Ximenes recebeu um terreno na Pirocaia e, quando questionado, dizia que morava no Montese. Em 1946 a região mudou de nome e adotou a denominação da cidade homônima da Itália: Montese. E as interações entre cearenses e italianos continuaram: em 1998 ocorreu o Pacto de Amizade entre a cidade italiana e o bairro fortalezense; e em 2002 Ximenes foi homenageado com uma placa de prata pelos 53 anos do bairro na cidade de Montese, na Itália.


Montese atualmente

Bairro inicialmente residencial, com muitas casas e apartamentos, a região também ficou conhecida pelo seu comércio intenso, com mais de mil estabelecimentos. O bairro do Montese aglomera uma grande atividade varejista, distribuidoras e grandes lojas que operam em âmbito nacional como Rabelo, Casas Bahia, Insinuante e Lojas Americanas e tem nas ruas Alberto Magno e Gomes de Matos boa parte desses empreendimentos comerciais. O crescimento econômico do bairro se deu devido a sua localização estratégica entre as avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva e Silas Munguba, que dá acesso à Arena Castelão; sendo que as outras duas dão acesso aos municípios de Maracanaú e Maranguape. O bairro conta com um território muito grande, alguns chegam a confundir com Damas, Jardim América e Itaoca. Também é o nome de uma região chamada de ‘Grande Montese’ que aglomera os bairros vizinhos como Parreão, Bom Futuro, Damas, Jardim América, Itaoca, Aeroporto e Vila União.

O Santuário de Aparecida, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conta com três capelas: Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora das Vitórias. É um dos grandes marcos do bairro por se tratar da padroeira do Brasil e todos dias milhares de devotos passam por ali. Outro local bastante movimentado é o centro de línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH). Por fim, recentemente o bairro foi invadido por estabelecimentos noturnos, como os barzinhos La Bombonera, Bar Chá da Égua e Suvaco de Cobra.


Alugar imóvel no Montese

A SJ Imóveis possui apartamentos residenciais perfeitos para quem quer alugar no Montese. É uma região tranquila, autossustentável, de vida própria, que oferece uma gama de serviços públicos e privados. Uma ótima opção fica na rua Ceará, no Condomínio Oásis. Com 70 metros quadrados, o apartamento residencial é completo, com dois quartos, sendo uma suíte com ar-condicionado, sala, cozinha, uma área de serviço e uma vaga de garagem. Sua localização é ótima, perto de escolas, restaurantes e do IMPARH.

A SJ Imóveis também tem opções residenciais para alugar nas ruas Raul Cabral, Almirante Rubim, Ceará, Padre Germano e muito mais. Entre contato conosco para saber todos os detalhes.

O que há pelo bairro Montese