SJ administração de imóveis

Bairro Passaré

Sobre o bairro Passaré

História do Passaré

O Passaré é um dos mais encantadores bairros de Fortaleza. Localizado na Zona Sul da cidade, conta com uma enorme área verde, que totaliza mais ou menos 2,8 km², e abriga muitas casas e apartamentos residenciais, na sua maioria de classe média. O bairro surgiu na Sesmaria da Lagoa do Passaré, antiga Vila de Arronches (onde hoje ficam a Parangaba e a Messejana), que foi concedida ao português Antônio José Moreira Gomes pelo rei D. João VI em 1810. Com o passar dos anos, a Sesmaria acabou se desmembrando conforme os descendentes iam se casando e loteando-a. O Sítio do Passaré continuou com os descendentes do primeiro dono até 1942, quando foi adquirido pelo historiador Raimundo Girão, ex-prefeito de Fortaleza. 

O bairro acabou extrapolando sua área inicial e hoje faz limite com sete bairros: Itaperi, Castelão, Dias Macêdo, José Walter, Cajazeiras, Barroso e Parque Dois irmãos. O bairro nasceu às margens de um rio e recebeu essa denominação porque Passaré em tupi-guarani significa “lagoa do atalho”. A lagoa do bairro é uma das mais limpas de Fortaleza, com diversos córregos e áreas verdes que fazem parte da bacia do rio Cocó.


Passaré atualmente

O bairro possui alguns equipamentos icônicos. O Zoológico Municipal Sargento Prata, inaugurado em 1979, é uma boa opção de lazer em família. Com mais de 300 animais, dentre eles aves, mamíferos e répteis de variadas espécies, o zoológico possui atividades educacionais onde jovens e crianças pode aprender mais sobre os animais e o meio ambiente. Também é um importante santuário, onde espécies em perigo podem ser abrigadas caso algo aconteça com elas.

O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, é o maior estádio de futebol do Norte/Nordeste e está entre os 60 melhores do mundo. Já foi palco de grandes eventos como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e foi centro de treinamento para as Olimpíadas de 2016. Após sua grande reforma, em 2012, o estádio já recebeu shows de Paul McCartney, Beyoncé, Elton John, Iron Maiden entre outros.

O Passaré também é uma região estratégica, com uma grande variedade de estabelecimentos comerciais e de serviços, além de importantes vias de acesso como Avenida Juscelino Kubitschek (continuação da Avenida Alberto Craveiro), Avenida Pedro Ramalho (continuação da Avenida Dedé Brasil, conhecida também como Avenida Paranjana), Avenida Deputado Paulino Rocha, Avenida Pompílio Gomes, Avenida Prudente Brasil, Avenida Heróis do Acre , Rua Desembargador Otacilio Peixoto e Rua Cardeal Albino Lucianni.

O bairro ainda é sede do Hospital Sarah Kubitschek, popularmente conhecida como Rede Sarah, que atende pacientes de todo o Ceará; e do Centro Administrativo do Banco do Nordeste, que conta com uma área de mais de 120 mil metros quadrados. Por fim, vale frisar novamente as áreas verdes do bairro. Parque ecológico desde 2008, o Bosque do Passaré é uma área protegida e uma ótima pedida para passeios, trilhas e programas em família.


Alugar imóvel no Passaré

A SJ Imóveis possui tanto apartamentos residenciais como casa disponíveis para o aluguel no bairro do Passaré e são ótimas pedidas para quem quer mais tranquilidade no dia a dia. Existe uma excelente opção para alugar no Vila Real Residencial, na Avenida Heróis do Acre. É uma casa duplex de 95 metros quadrados, com três quartos, sendo um deles uma suíte, sala, cozinha banheiro e três vagas na garagem. Para o lazer, possui um salão de festas e playground. Tudo isso em um condomínio fechado. Para saber detalhes de todas as casas e apartamentos residenciais para alugar que a SJ Imóveis oferece, entre em contato conosco.

O que há pelo bairro Passaré